Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental > Projetos de Pesquisa > Uncategorised > Linha de Pesquisa dos Projetos: Saneamento Ambiental
Início do conteúdo da página

Linha de Pesquisa dos Projetos: Saneamento Ambiental

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h05

Título: Desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir do biogás produzido em sistemas de tratamento de esgotos e aterros sanitários que viabilizem a geração distribuída de energia, atendendo aos requisitos exigidos pelas concessionárias de distribuição

Descrição: Este projeto submetido ao PRONEX tem como objetivo estratégico o aproveitamento energético do biogás do Aterro da Muribeca. Especificamente, as seguintes atividades serão desenvolvidas neste projeto: - Avaliar corretamente o potencial energético dos resíduos sólidos urbanos, esclarecendo para a sociedade em que condições é possível obter benefícios financeiros, ambientais e sociais desta fonte energética. - Permitir o desenvolvimento de P&D na área de energia renováveis, com tecnologia essencialmente nacional e explorada por pesquisadores da UFPE. - Explorar, interagir e obter benefícios do mercado de Crédito de Carbono existente no Protocolo de Kyoto, onde os recursos financeiros alcançados serão essenciais ao desenvolvimento futuro desta alternativa energética no País.

Ano: 2017

 

Título: Otimização de sistemas de lagoas de polimento para reuso agrícola do efluente

Descrição: CNPq (Edital universal 2013) Montante: R$ 99.000,00 Duração: 3 anos, jan 2014 – término jan. 2017 Locação: Escala lab na Extrabes UEPB/UFCG/Prosab.

Ano: 2017

 

Título: OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO, VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOGÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Descrição: Quantificar e qualificar a produção de biogás em sistemas de tratamento de esgoto e identificar a configuração ótima para a produção máxima do biogás, além de estabelecer a influencia da composição do esgoto.

Ano: 2017

 

Título: Reuso de para fins agrícolas e industriais do efluente em escala de semi industrial

Descrição: Cooperação PMCG (prefeitua municipal), CAGEPA (companhia de água e esgoto) e AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) Montante: R$ 1.700.000,00 Duração: 3 anos, junho 2013 – termino junho 2016 Locação: Terreno cedido pela PMCG no bairro da Caatingueira.

Ano: 2017

Fim do conteúdo da página