Proposta Curricular
A estrutura curricular, unificada, apresenta um grupo de disciplinas eletivas aos alunos de cada área, com conteúdo e discussão acadêmica caracterizados pela identidade do curso. Estas, por sua vez, são escolhidas pelos alunos e orientadores de acordo com a linha de pesquisa predominante da dissertação ou tese, sem esquecer a amplitude de conhecimentos necessários à formação de um Mestre ou de um Doutor. As parcerias entre docentes de diferentes linhas de pesquisa nas atividades de ensino também são estimuladas.
Os limites mínimos de créditos para a integralização, dentre as disciplinas eletivas correspondentes à área de concentração, são:
I – 24 (vinte e quatro) créditos para o Mestrado;
II – 36 (trinta e seis) créditos para o Doutorado.
Cada crédito corresponde a 15 horas-aula, seguindo o Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFCG. O regime adotado é o trimestral. Os créditos em sua grande maioria são integralizados a partir das disciplinas, mas existe a possibilidade de integralização de alguns créditos a partir de atividades (estágio de docência e seminários). Esta integralização está prevista tanto na resolução geral da UFCG, quanto na resolução específica do Programa.
Com vistas a uma integração maior entre as AC, no primeiro trimestre de cada ano letivo é ofertada a disciplina “Gestão Ambiental”, que aborda aspectos do setor hídrico/sanitário e do setor geotécnico. A disciplina é ministrada conjuntamente por professores das duas áreas de concentração e é obrigatória para todos os discentes. Uma outra componente curricular obrigatória para alunos de ambas as AC é a disciplina “Métodos de Pesquisa”. Nesta disciplina também é discutida a ética na pesquisa e na produção científica. Após anos de execução desta proposta curricular, percebe-se que estes momentos de integração do corpo discente, através de disciplinas obrigatórias para ambas as AC mostraram-se uma ação muito positiva para o programa como um todo.
Há a obrigatoriedade de disciplinas internamente às AC como meio de consolidar as identidades de cada área. Na área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, estas disciplinas são Hidrologia e Saneamento Ambiental. Na área de concentração Geotecnia, estas disciplinas são Resistência ao Cisalhamento dos Solos e Percolação e Adensamento dos Solos. Ao final do curso, há sempre uma formação mínima comum a todos da mesma AC garantida por esta obrigatoriedade. A lista das disciplinas com suas respectivas ementas pode ser consultada no website e Instagram do programa, bem como em arquivo anexo na Plataforma Sucupira. Também segue em anexo um arquivo PDF com as disciplinas ofertadas em cada ano deste quadriênio.
Redes Sociais