Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Geotecnia > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Geotecnia - Laboratórios

Publicado: Sábado, 02 de Setembro de 2017, 09h54

Laboratório de Engenharia dos Pavimentos e Geotécnica (LEP)

Trata-se de um Laboratório estruturante para as pesquisas em pavimentos e geoctecnia. Em 2013, passou por uma reforma geral, incluindo: inclusão de recursos de acessibilidade; reforma das salas de aula, corredores, banheiros e melhorias na estrutura física dos laboratórios. O recurso para esta reforma foi proveniente de convênio firmado com a Petrobrás. O LEP é constituído por sete laboratórios, abaixo listados: 

Laboratório de Solos e de Misturas Asfálticas Convencionais (LSMC)

Neste laboratório encontram-se os equipamentos utilizados para realização de ensaio com solos e agregados (conjunto de peneiras, vidraçaria, soquetes, prensas de concreto e argamassa, estufas, entre outros) e alguns ensaios convencionais com asfalto (rotarex, banho-maria, prensa, bomba à vácuo, entre outros). 

Laboratório de Misturas Asfálticas Especiais: Superpave (LMAES)

Neste laboratório encontram-se os equipamentos necessários para a realização da dosagem Superpave de misturas asfálticas como: Compactador giratório, prensa para determinar o módulo de resiliência, Estufa RTFOT para simulação de envelhecimento e Rice Test para determinação da massa específica. 

Laboratório de Reologia de Cimentos Asfálticos de Petróleo (LRCAP)

O laboratório conta com equipamentos como estufas, vicosímetro Saybolt-Furol, viscosímetros Brookfield e um misturador de asfalto. Os laboratórios LMAES e LRCAP possuem equipamentos de última geração, estando em constante atualização, para acompanhar as inovações tecnológicas da área de pesquisa em pavimentação. Convênio firmado com a Petrobras possibilitou a compra de equipamentos para este e outros laboratórios. 

Laboratório de Geotecnia Ambiental (LGA)

No laboratório LGA são realizados ensaios voltados para o estudo de aterros e camadas de coberturas. O laboratório também apresenta equipamentos para a realização de ensaios de adensamento, cisalhamento e permeabilidade. Recursos oriundos do edital CTINFRA ao longo dos anos, bem como projetos submetidos ao Edital Universal- CNPq, Projetos de pesquisa financiados pela Finep, etc, tem viabilizado o funcionamento deste laboratório. 

Laboratório de Mecânicas de Pavimentos (LMP)

O laboratório LMP conta com uma prensa para realização de ensaios de tração, compressão e fadiga da marca SHIMATZU de capacidade 100KN. 

Laboratório de Informática Aplicada à Geotecnia (LIAG)

O LIAG conta com cerca de 12 máquinas para auxiliar os alunos no desenvolvimento das pesquisas de iniciação científica e mestrado. 

Laboratório de Ensaios Convencionais em Cimentos Asfálticos de Petróleo (LECCAP)

Neste laboratório são realizados ensaios com cimento, argamassa e ensaios básicos de asfalto (ponto de fulgor, anel e bola de penetração).

Fim do conteúdo da página