Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - Laboratórios

Publicado: Sábado, 02 de Setembro de 2017, 09h52

LABORATÓRIOS 

Laboratório Hidráulica I 

Este laboratório abriga instrumentos e equipamentos tais como painel de perda de carga, sistema hidrológico, canal de escoamento, entre outros, que auxiliam as disciplinas e as pesquisas hidráulicas, hidrológicas e sedimentológicas. Através de um projeto FINEP/CTHIDRO existem unidades de testes hidráulicos, através de simulador de chuva, de dispositivos de sistemas de captação de água de chuva e duas unidades demonstrativas de captação de água de chuva (uma neste laboratório e outra no Laboratório de Hidráulica II).

Laboratório Hidráulica II

Este laboratório abriga um modelo reduzido de barragem e um circuito hidráulico automatizado para apoio ao ensino e pesquisa relacionados à mecânica dos fluidos, hidrologia, modelagem de redes hidráulicas e à gestão de demanda de água. Além disso, o laboratório Hidráulica II partilha desde 2014 o espaço com duas bases de INCTs: O INCT Observatório das metrópoles - base Paraíba, cujos pesquisadores interagem diretamente com os pesquisadores do PPGECA nos estudos relacionados às áreas urbanas; e O INCT para Mudanças Climáticas, com os pesquisadores da Rede Clima. Em ambos os INCTs há docentes permanentes e colaboradores do PPGECA. 

Hidrogeo

Sala dotada de equipamento multimídia interativo com bancadas com pontos de rede lógica e tomadas de eletricidade, além de wifi disponível de forma a possibilitar aos alunos a utilização de seus laptops pessoais durante as aulas. Plotter de formato A0 e Mesa digitalizadora de formato A0. 

Laboratório de análise da qualidade física, química e microbiológica de águas

Este laboratório é destinado a aulas práticas e a pesquisas relacionadas ao estudo da qualidade da água de abastecimento em comunidades das zonas urbana e rural, salubridade em habitações, epidemiologia aplicada ao meio ambiente, caracterização e monitoramento de estações de tratamento de esgotos e pesquisas em reuso de águas (águas cinzas, amarelas e esgoto sanitário). 

Casa de Vegetação

Este laboratório é destinado ao estudo da potencialidade de reuso de águas amarelas e residuárias para fins agrícolas e em projetos de instalações hidrossanitárias prediais, é um laboratório compartilhado com outros programas de pós-graduação da UFCG. 

Laboratório do PROSAB (Programa de Saneamento Básico)

Este laboratório está localizado fora do Campus, no bairro do Catolé, onde se desenvolvem pesquisas com sistemas anaeróbios de tratamento de esgotos (UASBs), lodos ativados e sistemas híbridos (aeróbios e anaeróbios), etc. Esse laboratório também é utilizado por pesquisadores da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) participantes do PROSAB. 

Campo experimental de reuso de esgotos domésticos na irrigação e na indústria

Área experimental também localizada fora do Campus, que ocupa área de 5 ha, fruto de parceria entre a UFCG, a ANA, a EMBRAPA e a Prefeitura de Campina Grande. 

Bacia Escola e Experimental

Área experimental localizada nas proximidades da cidade de São João do Cariri, distante 80 km de Campina Grande, numa área de 15 km², utilizada para aulas experimentais de campo e pesquisas climatológicas e hidrológicas. Trata-se de uma bacia experimental monitorada pelos pesquisadores do PPGECA em colaboração com pesquisadores de outros programas e centros da UFCG. 

Áreas de campo controladas/monitoradas pelo INSA (Instituto Nacional do Semiárido)

A fazenda experimental do INSA está constantemente à disposição das pesquisas do PPGECA através de convênios e parcerias estabelecidas. 

Áreas de campo controladas/monitoradas pelo CDSA/UFCG (Centro de Desenvolvimento do Semiárido)

Uma área de Caatinga monitorada tem sido utilizada e instrumentalizada em pesquisas de balanços de energia com estações meteorológicas e outros sensores. 

Laboratório de Geotecnologias Aplicadas

Com estações de trabalho de alto desempenho e equipamentos de instrumentação em campo para desenvolvimento de pesquisas diversas que envolvam geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e suas aplicações em recursos hídricos e meio ambiente (urbano e regional). Além das estações de trabalho de alto desempenho há ambientes com computadores desktop para alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica em um ambiente colaborativo de pesquisa. Alguns dos equipamentos deste laboratório foram adquiridos com recursos de diversos projetos ao longo da última década (Edital Universal-CNPQ, FINEP/CT-HIDRO, FINEP/MCT, CT-INFRA entre outros).

LACIMA - Laboratórios Cidades Inteligentes e modelagem Ambiental

Este laboratório conta com equipamentos especializados como um Túnel de Vento e uma cortadora Laser, os quais integram um conjunto de ações viabilizadas por um projeto CTINFRA no sentido de viabilizar modelagem física de condições ambientais em ambientes urbanos.

Fim do conteúdo da página