Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente do PPGECA participa de Audiência Pública no Senado Federal sobre o Bioma Caatinga
Início do conteúdo da página

Docente do PPGECA participa de Audiência Pública no Senado Federal sobre o Bioma Caatinga

  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 13h14

O Professor John Elton de Brito Leite Cunha participou de uma Audiência Pública no Senado Federal que discutiu a mudança de paradigma no desenvolvimento de políticas públicas para o bioma Caatinga. O interesse da comissão de meio ambiente do Senado em convocar pesquisadores de diversas instituições presentes no bioma Caatinga, é uma mudança de paradigma, que busca compreender  as particularidades do bioma. O tema da audiência foi muito oportuno, atraindo os olhares para as Riquezas da Caatinga. 

O Professor John Elton fez a seguinte menção: "Historicamente, as políticas públicas desenvolvidas para o bioma Caatinga não foram eficientes e não conseguiram trazer desenvolvimento sustentável para região. O pouco conhecimento da realidade local tem sido apontado por muitos pesquisadores como o principal problema para a baixa eficiência destas ações públicas."

Os pesquisadores apresentaram oportunidades de desenvolvimento de produtos farmacológicos e práticas agrícolas com espécies da Caatinga, abundante fonte de energia solar e eólica e com serviços ambientais essenciais para vida. O evento possibilitou aos senadores, assessores e toda comunidade que acompanhou a audiência on-line e pela TV senado o conhecimento sobre as pesquisas que são desenvolvidas para região, havendo assim uma valorização dos esforços científicos empregados e ampliando o alcance da divulgação científica. 

O professor John Elton realizou uma explanação sobre os serviços ambientais essenciais realizados pela cobertura florestal da Caatinga. "As alterações na cobertura florestal tem impacto direto na qualidade e quantidade dos recursos hídricos locais. Os nossos estudos indicam que a cobertura florestal da Caatinga pode contribuir para maior oferta de água na região, controle da erosão dos solos e na regulação do clima nas escala local e regional. Além disso, a assimilação de carbono realizado por esta floresta, juntamente com a manutenção dos estoque de carbono armazenados no solo e biomassa vegetal pode ter um papel importante para reduzir as alterações no clima."

Para assistir toda a audiência realizada no último dia 24 de abril, acesse: https://www.youtube.com/live/M4f-hPwbGeQ?feature=share

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página