Página inicial > Notícias > Alcoa firma parceria inédita com o curso de Mestrado em Geotecnia da Universidade Federal de Campina Grande

• Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 13h45

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento técnico de jovens talentos e estimular carreiras promissoras dentro da empresa, a Alcoa firmou uma parceria inédita com a Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, para um programa de estágio voltado a mestrandos(as) em Geotecnia, do programa de pós-graduação em Engenheira Civil e Ambiental.

A iniciativa selecionou quatro estudantes de Mestrado em Geotecnia para estagiar na Alumar – Consórcio de Alumínio do Maranhão, unidade localizada em São Luís do Maranhão. Eles(as) terão a oportunidade de desenvolver seus projetos com base em casos reais da empresa, acompanhados por profissionais experientes, o que possibilitará a vivência de desafios técnicos e práticos, além de oportunidades de desenvolvimento por meio de trilhas de capacitação e treinamento customizadas.

O programa também oferecerá um curso de idiomas aos(às) estudantes e contemplará visita técnica às plantas, além de treinamentos e mentoria com os gestores de Geotecnia da Alumar, David Fernandes e Rafael Siqueira.

Para Milena Souza, uma das estudantes selecionadas pelo programa, a iniciativa proporcionará oportunidades de desenvolvimento em uma área de destaque no mercado. “Poder ingressar no mestrado em Engenharia Civil e Ambiental na UFCG e ao mesmo tempo fazer parte do corpo de estagiários da Alcoa é uma realidade que não conseguiria sequer imaginar. A possibilidade de denvolvimento e crescimento pessoal é imensa, e espero ao longo desse período poder contribuir e retribuir de maneira positiva a oportunidade que nos foi dada”, conta.

“Sou muita grata pela oportunidade de poder realizar esse estágio durante o curso de mestrado. Essa união com certeza contribuirá para o meu crescimento profissional e pessoal. Principalmente, em virtude dos valores que a Alcoa e a UFCG carregam. Espero adquirir o melhor aprendizado possível e contribuir positivamente com a empresa e a pesquisa científica desenvolvida por meio do programa universitário, e agora abraçado pela Alcoa”, relata Lara Mendes, outra aluna selecionada.

Para o coordenador do curso da UFCG, Adriano Lucena, a parceria estabelecida com a Alcoa possibilitará aos discentes egressos da área de Geotecnia um perfil diferenciado. “Eles terão a união dos conceitos teóricos em nível de mestrado com o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em uma grande empresa do setor de mineração.”

Na ordem, os(as) estudantes Gilson Gabriel Teixeira Varela, Lara Pereira Tavares Mendes, Milena Cristina Rocha de Souza e Allan Kewen Camara de Oliveira

#SomosAlcoa