Página inicial > Notícias > Programa Conjunto de Bolsas para realização de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado com cotutela na República Federal da Alemanha

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 13h43

Foi publicado no dia 05/11/2019 o novo edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha CAPES/DAAD, fruto da parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os candidatos poderão escolher entre três modalidades oferecidas pelas duas agências de fomento: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O DAAD oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto. Nesse caso, no momento da inscrição a ser feita por meio da plataforma online da CAPES, os interessados devem escolher a modalidade Doutorado Sanduíche.

As candidaturas ao programa de bolsas de doutorado poderão ser submetidas até o dia 20/12/2019. Os resultados serão divulgados até maio de 2020 e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano.

Todos os detalhes estão descritos no edital 23/2019, disponível na página do programa no site da CAPES, em que se encontram também o calendário e os anexos do edital. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio da plataforma online da CAPES.

Mais informações sobre cada modalidade oferecida pelo DAAD podem ser verificadas nos seguintes links:

• Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany) | Link
  • Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela - (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle) | Link
  • Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates) | Link

O DAAD Brasil realizará um seminário online (webinar) sobre o programa de bolsas de doutorado (data a ser confirmada). Quem pretende prestar a prova onSET Alemão deve verificar as datas e locais do teste neste site.