Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nota de Pesar
Início do conteúdo da página

Nota de Pesar

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 13h07

É com grande pesar que o PPGECA (Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG) comunica a perda (ocorrida em 15/12/2024) de um de nossos docentes e um dos principais expoentes nas pesquisas em Saneamento no Brasil. O Professor Adrianus Van Haandel, referência mundial no tratamento anaeróbio e aeróbio de efluentes, teve sua primeira orientação de mestrado concluída no PPGECA em 1976 e desde então foram cerca de 85 orientações de mestrado e doutorado sendo sua grande maioria no âmbito deste Programa de Pós-graduação.

Para além dos muitos artigos e livros publicados no Brasil e no mundo, seus achados científicos são marcos na área de saneamento e suas pesquisas são utilizadas pela grande maioria dos profissionais atuais que lidam com o desafio do tratamento de efluentes. Durante sua trajetória suas parcerias internacionais produziram teorias e obras de referência reconhecidas mundialmente.

Sua colaboração com o Prof. Gerrit Marais da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul) formulou uma teoria geral do sistema de lodo ativado e desenvolveu um modelo que descreve quantitativamente os diferentes processos que nele se desenvolvem sob diferentes condições operacionais. Igualmente relevante, sua parceria com o professor Gatze Lettinga da Universidade de Wageningen (Holanda) produziu o livro “Tratamento Anaeróbio de Esgotos - Um Manual para Regiões de Clima Quente” uma obra amplamente utilizada e de alto impacto científico. A obra “Tratamento de Esgotos Sanitários por Processo Anaeróbio e Disposição Controlada no Solo”, publicada pelo PROSAB (uma rede de pesquisadores nacionais na área de saneamento), também conta com o Prof. Adrianus Van Handeel como um de seus autores.

O PPGECA lamenta tamanha perda e reconhece seu legado e sua importância na formação de mestres e doutores e na produção de conhecimento científico associada a estes. Seus ex-alunos certamente são uma continuidade de seus esforços de pesquisador uma vez que há egressos do PPGECA, orientados pelo Prof. Adrianus, atuando em diversos locais no nosso país e fora dele.

Expressamos nossa solidariedade à família, aos amigos, aos alunos e a tantos ex-alunos que sofrem com a perda do mestre. Embora Adrianus Van Haandel tenha partido, sua influência continuará presente nas gerações futuras de estudiosos do tratamento de efluentes e do saneamento em geral.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL - PPGECA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página