Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geotecnia

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 00h30

A área de concentração em Geotecnia possui duas linhas de pesquisa: 

LINHAS DE PESQUISA 

Geotecnia Ambiental e Obras de Terra: 

Esta Linha de Pesquisa trata dos estudos do comportamento de aterros de Resíduos Sólidos Urbanos; estudo de fluxo e monitoramento de líquidos, sólidos e gases em aterros de resíduos sólidos urbanos; estudo de recalque em resíduos sólidos urbanos associados a aspectos mecânicos e biodegradativos; estudo de solos com aplicabilidade a camadas de base e cobertura de aterros sanitários; estudo de contaminação de solos e remediação; biotecnologia aplicada à geotecnia ambiental; estudo de técnicas de investigação de laboratório e de campo para a determinação das características dos materiais terrosos e rochosos e seus parâmetros geotécnicos usados nas análises de deformações e de estabilidade de obras geotécnicas; desenvolvimento de técnicas, equipamentos e processos para construção de obras de terra e fundações.

Mecânica e Gerência de Pavimentos: 

Esta Linha de Pesquisa trata dos estudos do comportamento físico e mecânico dos materiais utilizados na pavimentação; ensaios com aplicação de cargas repetidas em solos e materiais utilizados na pavimentação; estudo sobre a fadiga de misturas asfálticas, estabilização de solos, uso de resíduos sólidos, caracterização química e mineralógicos dos solos; estudos para realização de ensaios destrutivos, semi-destrutivos e não destrutivos utilizados na pavimentação e na construção civil.

LABORATÓRIOS 

Laboratório de Engenharia dos Pavimentos e Geotécnica (LEP)

Trata-se de um Laboratório estruturante para as pesquisas em pavimentos e geotecnia. O LEP encontra-se no Bloco CT que recebeu nos últimos quatro anos uma garagem com rampa, bicicletário, sala de videoconferência e adição de televisores as salas de aula visando maior acessibilidade e conforto dos docentes e discentes. As melhorias nas instalações do LEP são provenientes de projetos com a Petrobras e de recursos próprios. O LEP é constituído por sete laboratórios, abaixo listados:

Laboratório de Solos e de Misturas Asfálticas Convencionais (LSMC)

Neste laboratório encontram-se os equipamentos utilizados para realização de ensaios com solos e agregados (conjunto de peneiras, vidraçaria, soquetes, prensas de concreto e argamassa, estufas, entre outros) e alguns ensaios convencionais com asfalto (rotarex, banho-maria, prensa, bomba à vácuo, estabilidade marshall).O laboratório é equipamento para realização da classificação universal de solo e classificação MCT.

Laboratório de Misturas Asfálticas Especiais: Superpave (LMAES)

Neste laboratório encontram-se os equipamentos necessários para a realização da dosagem Superpave de misturas asfálticas como: compactador giratório, prensa para determinar o módulo de resiliência, estufa RTFOT para simulação de envelhecimento e Rice Test para determinação da massa específica. Este laboratório possui também equipamento para realização de ensaios de módulo de resiliência, módulo dinâmico, módulo complexo e Flow Number.No ano de 2024, atravez do CT- Infra, foi adquirido um compactador de placa visando ensaios de vida de fadiga de mistura asfáltica em vigotas.

Laboratório de Reologia de Cimentos Asfálticos de Petróleo (LRCAP)

O laboratório conta com equipamentos como estufas, viscosímetro Saybolt-Furol, viscosímetros Brookfield, misturador para modificação de ligantes para materiais viscosos, misturador de alto cisalhamento para modificação de ligantes com materiais particulados, reamêtro que permite ensaios caracterização completa de ligantes asfálticos através do Grau de desempenho (PG), Fluência e Recuperação de ligantes asfálticos sob tensão múltipla (MSCR),Varredura Linear de Amplitude (LAS) Curva Mestra um extrator-rotoevaporador para análises me Reclaimed Asfalt Pavement (RAP). Os laboratórios LMAES e LRCAP possuem equipamentos de última geração, estando em constante atualização, para acompanhar a inovações tecnológicas da área de pesquisa em pavimentação.

Laboratório de Geotecnia Ambiental (LGA)

Este laboratório dispõe de uma estrutura física subdividida em: laboratório de análises físico-químicas contendo mesas, estufa, muflas, geladeiras, destilador de água, prateleiras, deionizador, pHmetro, armários e bancadas. Laboratório de análises de biogás e metais (equipamentos: espectrofotômetro de absorção atômica e cromatógrafo a gás), além de um laboratório de solos com pias, bancadas e armários, balanças, estufa, prensas de adensamento mecânicas e automatizadas, permeâmetro de parede rígida e flexível para análise de águas e qualquer tipo de contaminantes (Triflex 2).O laboratório é utilizado para a realização das análises físico-químicas, de metais e ensaios de solos.

Laboratório de Mecânicas de Pavimentos e Ensaios Especiais em Solos (LMPSE)

O laboratório LMP conta com uma prensa para realização de ensaios de tração, compressão e fadiga da marca SHIMATZU de capacidade 100 KN. Um equipamento triaxial capaz de realizar ensaios estáticos e cíclicos um equipamento triaxial para realização de ensaios de módulo de resiliência e deformação permanente em solos e solos estabilizados, três prensas de adensamento para realização de ensaios de adensamento, expansão e colapso de solo e um equipamento de cisalhamento direto.

Laboratório de Informática Aplicada à Geotecnia (LIAG)

O LIAG conta com cerca de 6 máquinas para auxiliar os alunos no desenvolvimento das pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Laboratório de Ensaios Convencionais em Cimentos Asfálticos de Petróleo (LECCAP)

Neste laboratório são realizados ensaios com cimento, argamassa, concreto e ensaios básicos de asfalto (ponto de fulgor, anel e bola e penetração).

Laboratório de Geotecnia Ambiental e Biotecnologia (LGAB)

Situado no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas Ambientais (LAMPA), possui uma área de 57,40 m2 e dispõe de uma estrutura física subdividida em 4 espaços: recepção com mesas de estudos e computadores para os pesquisadores, laboratório de microbiologia e biologia molecular, laboratório de análises físico-químicas e um laboratório de automação. O laboratório de microbiologia e biologia molecular apresenta: bancadas, estufas, capela, geladeiras, balança, termociclador para análises de biologia molecular/engenharia genética e autoclave. O laboratório de análises físico-químicas é dotado de bancadas para análises, pias, mesa agitadora, bloco digestor para análises de Demanda Química de Oxigênio (DQO), estufa de esterilização e secagem, centrífuga e um destilador de nitrogênio. Apresenta um espaço reservado para o desenvolvimento de instrumentos automatizados para escala de laboratório e campo, além do desenvolvimento de pesquisas de aluno de graduação e pós-graduação, em parceria com o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científica (LIMC), pertencente ao departamento de engenharia elétrica.

Fim do conteúdo da página