Página inicial > Notícias > Estudo científico de docente e ex-discente do PPGECA é matéria no The New York Times

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 14h23

Uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi objeto de matéria publicada nessa quarta-feira, 18, no jornal The New York Times, em coluna dedicada ao Clima e Meio Ambiente.

Escrita pelo jornalista Alexander Villegas, a matéria aborda o problema da escassez de água em todo o mundo e aponta o estudo realizado pela engenheira civil Priscila Alves, então mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG (atualmente doutoranda na Universidade de Exeter, Reino Unido), como uma solução para cidades em desenvolvimento por meio de sistemas de drenagem sustentável.

Priscila estuda o sistema hídrico de Campina Grande desde 2013. Como estudante de graduação, trabalhou com sistemas hídricos em um programa de intercâmbio na Universidade do Novo México, EUA. Lá, percebeu que diversas cidades ao redor do mundo estavam enfrentando os mesmos problemas de água que Campina Grande.

Ainda de acordo com a matéria, em sua dissertação de mestrado, a pesquisadora projetou um sistema de drenagem sustentável que levou em conta as leis de zoneamento, o estatuto e o clima de Campina Grande. Seu modelo mostrou que uma combinação de jardins e calçadas permeáveis ​​pode reduzir em 85% a quantidade de quarteirões que enfrentam graves riscos de inundação. Um estudo separado, realizado em 2015 pela UFCG, mostrou ainda que equipar casas na cidade com tanques de armazenamento para coleta de água da chuva poderia reduzir a pressão no sistema de água local em mais de 10%.

"O modelo desenvolvido por Priscila mostrou como a cidade pode reduzir seu impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida no longo prazo", defende, na matéria, a professora Iana Rufino, da UFCG, que orientou a dissertação de mestrado. Segundo ela, a maioria das cidades brasileiras não foi projetada com os recursos hídricos em mente e as autoridades municipais tendem a se concentrar em remendos mais baratos nos sistemas existentes a lidar com os problemas de água.

A pesquisa foi publicada, em forma de artigo, na revista Sustainability em janeiro deste ano (https://doi.org/10.3390/su12020661).

Veja aqui a matéria no NY Times (segunda matéria da coluna).

(Ascom UFCG)